Pular para o conteúdo principal

OLHARES

 

OLHARES

Olhares são flechas precisas que atravessam distâncias, elucidam segredos e estabelecem conexões. Podem revelar afeto, inquietude, admiração.

É no cruzar de olhares que muitas histórias começam e emoções florescem: olhar é mais do que observar; é perceber, compreender e sentir. Olhares requerem reciprocidade para se tornarem poemas de vida.

 

Olhares que acolhem são espelhos do infinito que habita

A singeleza de momentos que palavras não descrevem;

Olhares que abrigam a doçura de confissões já declaradas

São gestos que transformam dias comuns em celebrações.


Olhares generosos enxergam além da superfície,

E elaboram pontes substituindo abismos.

Olhares generosos são rios que fluem sem cessar,

Envolvem o mundo, prontos a entender o que é invisível,

E a vivenciar o que se exprime na simplicidade de um gesto.

 

Olhares generosos não julgam, mas compreendem com a alma,

São como a ternura silenciosa que se concede, sem pedir nada em troca.


Comentários

  1. Que delícia de leitura querido Professor.... um grande abraço!
    Victor Hellmeister

    ResponderExcluir
  2. Uma menina, uma quinta-feira, um prédio, um olhar...

    ResponderExcluir
  3. Grande mestre Rocco, quão perspicazes são suas palavras.
    Palavras individuais possuem diversos significados, mas quando passam pelo OLHAR sensível de um coração sábio, são organizadas de forma que toca nossa alma, alegra o coração e nos faz refletir sobre a vida.
    Obrigado por compartilhar isso conosco.
    Um cordial abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ótima reflexão! A gente diz, ou não diz, tudo com o olhar! Lembro do olhar de Jesus sobre pessoas... O olhar é precioso!!

    ResponderExcluir
  5. Belo texto, professor! Transmite com sensibilidade a profundidade dos olhares e sua capacidade de criar conexões genuínas. É um lembrete de que, muitas vezes, a verdadeira comunicação acontece além das palavras.

    ResponderExcluir
  6. Este poema é uma verdadeira viagem pelas profundezas do olhar. Cada verso reflete a capacidade única de um olhar de conectar, acolher e compreender. Me impressiono com a maneira sensível e generosa como o senhor traduz em palavras as emoções que, muitas vezes, ficam invisíveis. Uma obra que faz o leitor sentir e refletir sobre a beleza das relações e dos gestos silenciosos.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, mano! Sempre muito gostosa a leitura e muito reconfortante! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Preciso nas palavras! Que lindo e inspirador texto, terá muitas citações! Um olhar pode mudar muitas coisas, pois enxerga a alma, assim como o de Cristo! Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Mestre. Parabénsws. Mais um texto que nos traz reflexões, alegria e principalmente uma paz na alma. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Boa Chico! Um olhar diz muito mais que palavras, mas o que estamos precisando urgentemente é que as pessoas olhem para dentro de si mesmas...

    ResponderExcluir
  11. A verdade está sempre presente no olhar! Lindo seu texto! Quantas palavras são ditas com o olhar?! Em dias de hoje, muitos olhares ficam perdidos… que pena! Eles dizem tanto!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo texto que explora o poder dos olhares como formas de comunicação e conexão profundas e enfatiza a generosidade do olhar como um ato de empatia e compreensão, valorizando o que está além da superfície.

    ResponderExcluir
  13. Quanta sensibilidade em suas palavras, meu amigo.
    De fato, às vezes não falamos, mas nosso olhar não nos deixa mentir.
    E que bom que podemos demonstrar os sentimentos não só com palavras!
    Abraços!
    Edson.

    ResponderExcluir
  14. Um olhar pode dizer tanta coisa, ou pode terminar ali mesmo. Pode ser uma ligação longínqua ou pode ser a mais rapida possível. Quantos olhares foram perdidos e quantas estão até hoje?. Que poder tem o olhar, não? Forte abço amigo Rocco!

    ResponderExcluir
  15. Cada palavra, delicadamente entalhada como sempre, tocante, penetrante... porém singelas e ternamente silenciosas. Fantástico Chico! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BÉSAME

  BÉSAME (ouça https://www.youtube.com/watch?v=TUVM4WdXMLs enquanto faz a leitura)   Durante muitos anos, Paulo foi profissional da música, cantando em restaurantes, bailes e outras festas. Gostava destes trabalhos. Porém, por causa deles, raras vezes teve a oportunidade de dançar, nos moldes românticos ainda viáveis naquele final da década de 1980. Para ele, dançar era um ato de magia, bem mais que o simples compartilhar de mãos, movimentos e expectativas. Esta era sua percepção e acreditava nela apenas se houvesse alguma cumplicidade entre os envolvidos. Entretanto, sempre há os dias em que algo inesperado acontece. Havia um clube, em sua cidade, que programava as chamadas Noites Temáticas. Num sábado sem trabalho, foi à boate. Decoração como convém, luzes contidas, músicas falando dos diversos tipos de amor: boleros e outros ritmos do gênero. Os passeios de sempre pela penumbra do salão e, de repente, Paulo encontrou uma linda mulher, de pele e cabelos morenos, ol...

ALGUNS VERSOS SINGELOS

  Imagem:@hertezpuggina ALGUNS VERSOS SINGELOS   Por alguns versos singelos, Sem rimas (elas não são essenciais para mim) Lá se foram algumas horas de minha vida.   Espero que alguém os leia, em algum lugar, Em algum momento, em alguma circunstância, Em algum fim de tarde despretensioso.   Ou... que o tempo os conduza Num vento bem suave, mas preciso, Para que encontrem seu pouso sereno Num coração acolhedor E ali habitem para sempre.