Dias nublados também revelam seus encantos
A
saudação ao novo dia costuma vir com o sol. Mas há manhãs em que o céu se
mostra encoberto e a luz se espalha tímida, quase resignada. O tempo parece
suspenso entre o silêncio e a espera.
Muitos
associam esses momentos à melancolia. No entanto, os dias nublados possuem uma
beleza discreta, que se comunica em sussurros. São convites ao recolhimento: a
pressa desacelera, a inquietação se dissolve, e o olhar se volta para dentro.
Como plantas que florescem à sombra, a introspecção ganha espaço.
O
céu encoberto ensina que nem tudo precisa ser claro para ser compreendido. Há
poesia nas nuances da neblina. E há muitos aspectos que o sol esconde: o verde das
árvores se aprofunda, o cheiro da terra se intensifica. O orvalho cumpre suas
promessas de renovação, pausa e abrigo.
Na
vida, também se vivenciam dias nublados — momentos em que o ânimo se esconde
atrás de nuvens internas e os caminhos parecem incertos. Mas, permanecem no ar
os vestígios da relevância dessas situações: são parte dos ciclos vitais, como
estações que nos acompanham, singelas e pacientes. Nelas, amadurecemos,
independentemente da idade que o calendário nos impõe.
A
beleza desses dias está em sua delicadeza e em seu rigor. Eles exigem preparo
para travessias silenciosas, aceitação do tempo como ele é, sem tentar compreendê-lo
ou impedi-lo. Assim será possível aprender a ver com outros olhos; a sentir com
uma nova pele, agora portadora de novas e indeléveis cicatrizes, e – ao mesmo
tempo – de esperanças renovadas.
O sol vai voltar.
Hoje, amanhã, ou daqui a algumas semanas. Daqui a alguns meses. E que bom se, neste retornar, trouxer consigo uma nova etapa: aquela em que se valoriza a luz com
mais alento e se compreende, com mais
clareza, o que a vida nos pedirá nos próximos dias sem nuvens.

Prezado Mestre. Texto lindo que nos faz refletir sobre nossos momentos. Adorei como todos os textos que vc escreve com o coração cheio de amor. Parabéns Meu Mestre e Guru.
ResponderExcluirDe fato! O sol "vai voltar" e sempre será com seu brilho peculiar! Bem aventurados os que percebem que ele não se apaga apesar das "nuvens sazonais"!! Deus siga abençoando tua vida, caríssimo ❤️
ResponderExcluirOportunas reflexões para todos momentos, sejam dias mais nublados ou não. Mas é nos nublados que aprendemos a viver em qualquer situação 🙏🏻
ResponderExcluirBela reflexão! O texto mostra que os dias nublados, assim como os momentos difíceis da vida, também têm sua beleza e importância. Eles nos ensinam a valorizar a introspecção, a paciência e o amadurecimento, preparando-nos para apreciar ainda mais quando o “sol” retorna.
ResponderExcluirQuanta beleza e profundidade em suas palavras!
ResponderExcluirLinda reflexão, meu querido amigo e mestre. A natureza oferece um maravilhoso manual de como viver plenamente, porém para dele desfrutar, é necessária essa sensibilidade que afortunados como você possuem. E que o retorno do Sol, que nunca se foi, seja compreendido e festejado!
ResponderExcluirMais uma vez, irretocável Chico!
ResponderExcluirA percepção de não apenas aceitarmos, mas também compreendermos a importância dos dias sombrios, uma vez que as sombras também tem seu propósito: amadurecer nosso olhar e preparar nosso coração para a luz que sempre retorna, mais viva e bela.
Que nessa travessia, por vezes serena, outras não, repouse em nós a certeza da existência de um Deus que, mesmo no silêncio, nunca deixa de nos guardar.
Deus te abençoe sempre!
Um grande abraço! 🙏🏼
Muito bom! Deus abençoe 🙏🙏🙏
ResponderExcluirLindo,maravilhoso texto para refletir...suas palavras e textos Chico são simplesmente fantásticos.
ResponderExcluirGrande mano Rocco!
ResponderExcluirBelas palavras!
Às vezes nos acostumamos tanto com o brilho dos dias ensolarados que esquecemos do valor e beleza que ele tem. A vida é assim também, dias de sombra e reflexão são necessários para nos lembrar o valor do que vivemos cotidianamente. E, também para olhar pra dentro sem distração.
Gostei muito! Especialmente de "nem tudo precisa ser claro para ser compreendido'".
ResponderExcluirO poeta tem o dom de falar para todos e para cada um, em particular!
Grande abraço amigo, mestre, Prof. Rocco!
Prezado amigo, Chico Rocco. Texto falou muito ao meu coração, especialmente pelas intensidades que a vida tem me proporcionado. Caiu como alento e reflexão para ambas as situações: dias claros e nublados! O senhor é luz. Que Deus o abençoe ricamente.
ResponderExcluirIlustríssimo altivíssimo poeta amigo Rocco. Todos nós passamos por dias nebulosos, sem sol, sem luz. O segredo é como é o nosso ponto de vista. Será um bom dia ou não? Depende de nós e do universo. Sempre um texto reflexivo e contemplativo. Que Deus abençõe a todos nós! Um grande abraço.
ResponderExcluirOh gandioso e sapiente mestre Rocco, quão precisas e revigorantes são suas palavras. O coração fica mais confortável e sereno ao ler "a pressa desacelera, a inquietação se dissolve". Em diversos dias e momentos que são corridos e conturbados é bastante comum a gente cobrar de si mesmo que se tenha urgência e necessidade de fazer com perfeição todas as demandas "do mundo", mas no esmaecer dos dias nublados e na leitura da sua poesia podemos refletir com mais serenidade sobre os princípios da vida. Muito orbigado querido Rocco.
ResponderExcluirTexto inspirador, com a certeza de que as sombras passarão - Parabéns
ResponderExcluirExcelente reflexão neste texto! Afinal, somos luz e sombra. Um dia dias ensolarados e outros nem tanto; o que nos convida para nos questionarmos e buscar o nosso eu. Grande sensibilidade Francisco! E, citando a música do Nelson Cavaquinho para complementar:
ResponderExcluir“ O sol há de brilhar mais uma vez
A luz há de chegar aos corações
Do mal será queimada a semente
O amor será eterno novamente
O amor será eterno novamente”
Parabéns!
Parabéns, meu amigo Rocco, mais uma vez! Uma reflexão sutil e profunda, que aborda com precisão a importância da compreensão e da aceitação dessa “sazonalidade” natural da vida.
ResponderExcluirGrande abraço!
Prezadíssimo mestre Rocco,
ResponderExcluirSomente os sábios são capazes de compartilhar sabedoria e iluminar mentes, mesmo em dias profundamente nublados, quando podemos nos perceber em vales de sombras. Expresso aqui minha gratidão por seu generoso compartilhar.
Caro Amigo, Rocco.
ResponderExcluirBelíssimas as suas palavras... nos faz refletir, olhar pra dentro!
Dentre vários pensamentos que me ocorreram, quero compartilhar um:
"O sol vai voltar"
Me fez pensar sobre Aquele que eu considero a Luz da minha vida. E na certeza de que Ele está em mim, assim como em cada um, mesmo que estejamos um pouco nublados por dentro... então, todos os dias nós temos a oportunidade de fazer este Sol brilhar através de nós, como instrumentos do Pai, e vencer tudo aquilo que gera essas nuvens. Em cada palavra dita, em cada palavra calada, em cada pensamento altruísta... com a inteção de ajudar o próximo, de sermos úteis naquilo que nos cabe, no que podemos fazer, nas mínimas atividades do nosso dia a dia... é uma oportunidade que temos de sentir um pouco como é ser este Sol para outros e estar diretamente conectado com o Pai.
Agradeço por continuar brilhando na minha vida meu caro Amigo.
Um fraterno abraço
Seu texto é belíssimo, professor! Poético, profundo e sensível, transforma os dias nublados em metáfora de introspecção e amadurecimento, revelando beleza e esperança em cada nuance.
ResponderExcluir